Proteste ( A PROTESTE é uma entidade civil sem fins lucrativos, apartidária, independente de governos e de empresas, e tem como objetivo A DEFESA DO CONSUMIDOR NO BRASIL. ) faz avalição de 3 marcas de esmaltes Brasileiros e chega a triste conclusão... Antes de fazer as unhas, observe a composição dos produtos, pois algumas marcas podem provocar alergias e até câncer. Se os mais reconhecidos são assim, imaginem os de marcas mais simples e que não fazem partes da lista dos lideres de mercado.
Analisaram 12 tons de esmaltes na cor branca, das três marcas mais vendidas no país, para testar quais são as opções mais seguras para o consumidor.
Teste de Qualidade Também compararam a durabilidade, a abrasividade, o tempo de secagem e o brilho.
Fórmulas com toluene em excesso... Em geral, os esmaltes trazem vários componentes que podem ser prejudiciais à saúde. Por isso, medimos a concentração dos mais prováveis de serem encontrados
nesse tipo de produto – e encontramos altas concentrações na maioria dos produtos testados.
Os únicos produtos brasileiros que poderiam ser comercializados nos países europeus são os da Colorama e os hipoalergênicos da Risqué. Os produtos da Impala inclusive os da linha hipoalergênica) contêm dibutyl phtalate e toluene em concentrações muito altas e os produtos tradicionais da Risqué apresentam nitrotoluene e toluene em grandes quantidades. Toda a linha da Colorama é antialérgica, embora os rótulos não informem isso. Já os esmaltes da Impala, que se dizem hipoalergênicos, têm substâncias que causam alergia...O que nos chamou a atenção foi que um esmalte hipoalergênico
da Risqué é muito mais caro do que um produto Colorama, que tem as mesmas propriedades, mas custa
a mesma coisa que um esmalte comum.
Fonte: http://www.proteste.org.br/20110425/ateneccedil-eatilde-o-com-os-esmaltes-Attach_s539641.pdf
NA MANICURE:
Contaminações na manicure podem lhe render doenças de difícil cura. E a culpa é da falta de higiene. Instrumentos como alicate, lixa de unha e pés, espátula e palito podem transmitir doenças virais, bactérias e fungos. Além da hepatite C, que pode ser transmitida através de um alicate não esterilizado da forma correta, você pode ser vítima de doenças causadas por fungos (como as micoses), que provocam descamação, bolhas e coceiras na pele e podem deixar as unhas mais grossas e opacas, além de causarem descolamento.
Certas verrugas, também transmitidas por vírus, podem atingir regiões ao redor das unhas das mãos e dos pés. O tratamento pode ser dolorido e demorado – sem contar que as verrugas podem se multiplicar na pele.
A dica é ter o seu kit individual, mantê-lo sempre limpo e levá-lo à manicure. E, em caso de problemas, nunca se automedique, pois há o risco de tomar um remédio que resulte em mais problemas.
fonte : www.proteste.org.br
Nossa, Marcia!
ResponderEliminarInformações importantíssimas por aqui, hã?
Gostei de saber disso, e preciso ficar atenta na minha próxima compra de esmaltes. Consumidor bem informado evita uma série de transtornos futuros, e é nesse meio que quero me inserir. Obrigada por compartilhar. :)
Quanto aos cuidados de higiene na manicure, sempre tive muito medo. Justamente por isso, faz tempo que eu mesma faço minhas unhas. Elas não ficam assim, “uma brastemp”, mas ficam apresentáveis e eu me sinto muito mais tranquila. :D
Beijos,
Lidi
UAU!!! Ótimo saber disso!
ResponderEliminarDica de saúde devemos alertar pra que cada um de nós tenha um kit pessoal de material de higiene pois além das doenças citadas também corre o risco de adquirir o vírus HIV/AIDS e também HTLV.
ResponderEliminarNesse ultimo faço um alerta, pois são poucas as informações deste vírus.