A KZA PERFEITA é aquela que quando o dia encerra nos dá prazer de voltar!

Ação

" O seu agir muda as coisas. Transforma as situações. Impôe novo ritmo à vida. Desperta. constrói. Leva para frente o que está parado. Depois de estar certo do que precisa fazer, ponha mãos à obra. Levante.Edifique. Aja. Coloque amor no que fizer. Sairá melhor. Não hesite na ação. Você pode modificar o que está errado. Siga em frente. Não pare. diga pra si mesmo. 'SOU CAPAZ. TENHO A FORÇA DE DEUS COMIGO. VOU VENCER". O Senhor Abençoa as mãos do que não repousam sem necessidade..."

28/10/10

Categorias de leite animal comercializado no Brasil



A gente nem sabe mais se deve ou não tomar leite. Uma hora os estudos dizem que é vilão, noutro momento é a salvação ...sei lá, mas ainda penso que se até hoje, a humanidade tomou leite e tem gente morrendo de velho...acredito que não deve matar se nos deliciarmos com uns 2 copos de leite por dia. eu mesma não vivo sem , ainda bem que nenhum médico me proibiu, porque se acontecer....sinto muito, não vou poder seguir as prescrições. Amo de paixão e se pudesse tomava litros por dia, mas tomo apenas 2 ou 3 copos diariamente e me dou esse prazer. 
Mas vamos ao assunto por gente que estuda :

Ao contrário do que muita gente pensa, não há diferença nas classificações abaixo
 quanto ao nível de gordura. A quantidade de gordura é indicada por outra classificação: leite integral, padronizado, semi-desnatado ou desnatado.

Leite tipo A

Leite in natura, é retirado pela ordenha mecânica e vai direto para um tanque, onde é aquecido até 70-75°C e depois resfriado. Esse processo denomina-se pasteurização. Em seguida, vai para a máquina embaladora. Todo o processo é feito na própria fazenda, com o mínimo de contato humano.
Devido à qualidade do processo, o leite Tipo A tem menos contaminantes, e portanto demora mais a estragar do que os leites B e C.
Em relação aos micorganismos pode ter até 10.000(mo)por ml antes da pasteurização,e até 50 mo/ml após a refrigeração. A quantidade de Coliformes Totais pode ser de 0,1/ml.

[editar]Leite tipo B

Assim como no leite tipo A, a ordenha deve ser mecânica. O local de armazenamento é mais sofisticado do que o tipo C, devendo ser sempre refrigerado (a aproximadamente 4°C). O processo industrial de pasteurização, bem como o envasamento, podem ser feitos em laticínio fora da fazenda.
A mecanização contribui para a excelência na extração do leite tipo B, possuindo assim, menos contaminantes do que o leite tipo C. Como há transporte até o laticínio, há maior exposição ao ambiente do que no caso do leite tipo A. Assim fica com maior concentração de contaminantes e tem durabilidade intermediária entre os tipos A e C.
Em relação aos microrganismos pode ter até 500.000 mo/ml antes da pasteurização e até 50.000 mo/ml apos a refrigeração. A tolerancia de Coliformes Totais é de 0,5/ml.

[editar]Leite tipo C

A ordenha pode ser manual ou mecânica. O leite pode ser armazenado em tanques não refrigerados antes de seguir para o laticínio onde será pasteurizado e envasado.
Em relação aos microrganismos antes da pasteurização não tem limites e apos a refrigeração pode ter até 300.000. A tolerancia de Coliformes Totais é de 0,2/ml.
Leite LTH ( pasteurização lenta): é feita por BATELADA, processo descontinuo que pasteuriza uma grande quantidade de leite de uma unica vez, onde o leite é aquecido na temperatura de 62 °C a 65 °C por cerca de 30 minutos, normalmente se usa de 100 a 500 litros de leite. Nutricionamente falando se perde vitaminas neste processo, por se aquecer a tanto tempo, principalmente as termolábeis.

Leite HTST ( pasteurização rapida): é mas eficiente, seu processo não é de Batelada e sim contínuo, o leite é aquecido à temperatura de 72 °C a 78 °C por 15 segundos. As perdas nutricionais e de vitaminas são irresorias.
  • A pasteurização (processo usado nos leite LTH e HTST) elimina bactérias na forma vegetativa. Não mata esporos e nem as bactérias deteriorantes( que são as que "azedam" o leite)

Leite UHT ( alta temperatura) Seu processo não é de pasteurização e sim de esterilização onde ocorre a eliminação de todas as bactérias patogênicas, deteriorantes e inclusive os esporos.È o que se chama de processo industrial e tambem de Longa vida, pois este processo de esterilização aumenta a durabilidade deste leite. Oleite é aquecido à temperatura de 130 °C a 150 °C por 2 a 4 segundos. Não há neste processo nenhuma perda de nutrientesa e vitaminas.
  • Após o processo de pasteurização os leites tem que ser resfriado(imediatamente) à temperatura de -4 °C.
  • Após o processo de esterilização os leites tem que ser resfriado (imediatamente) à temperatura de -32 °C.
"estes processos de choque térmicos são importantes para eliminar eventuais bactérias que foram lecionadas mas não mortas"

1 comentário:

  1. o leite da vaca é feito para bezerros.
    Veja o que diz o Dr. Lair Ribeiro :
    www.youtube.com/watch?v=L8lJ2d1DQvw

    ResponderEliminar